Looks com calça preta: Guia passo a passo

Article cover image

Existem peças básicas que não podem faltar no seu guarda roupas. A base de todas essas peças são as calças pretas, tanto para homens como para mulheres. No entanto, uma peça de roupa não faz mágica e para usá-las bem, é necessário aprender a combinar sua calça preta. Sobre isso que vamos falar neste artigo.

5 dicas simples para montar looks com calça preta

Você já tem sua calça preta, mas ainda não sabe por onde começar a criar um look com ela. Se este for o seu caso, você não precisa fazer mais nada além de ler as seções abaixo. Vamos explicar todos os detalhes que você precisa saber.

1. Opte pelo all-black

As calças pretas são uma ótima oportunidade para ousar com um look all black. Basta utilizar com uma camisa ou camiseta preta e também sapatos pretos.

Este tipo de outfit é perfeito para ocasiões noturnas de diferentes tipos, já que podem te salvar quando você precisa de um conjunto informal ou simples. Se for uma calça social, você pode criar um look all black elegante e ir à uma festa de gala. 

Caso você queira montar um outfit sofisticado ou misterioso, adicione uma jaqueta preta de couro ou de tecido. Os casacos longos vão acentuar o ar de elegância e mistério.

2. Considere o corte da calça

As calças não são definidas pela cor. Você também deve considerar o tipo de corte que possuem. Cada corte, inclina a peça à um estilo diferente.

  • Reto: É comum em calças sociais e jeans. No primeiro caso, você pode utilizar em qualquer tipo de ocasião, desde festas de gala até um jantar elegante. Combina bem com camisas e jaquetas, você também pode combinar com sapatos elegantes, como os monk e brogue.
  • Pantalona: Um estilo mais casual e boho que fica perfeito para saídas durante o dia e para combinar com sandálias. Não é uma peça atrevida, mas sim é considerada uma aposta mais segura. Se você tem pernas finas, este é um corte que vai favorecer, porque aumenta o volume.
  • Skinny: O que você deve escolher se o seu estilo é mais chique. Estas calças combinam com o corpo e ficam particularmente bem em pessoas com pernas definidas. Você pode combiná-las com todo o tipo de camiseta, tanto oversized como as mais justas. Além disso, os homens podem usá-las com mocassim, botas e tênis. As mulheres podem deixar as pernas mais largas se utilizarem calças skinny com sapato de salto alto.

3. O clássico black & white

Outra combinação tradicional que não falha em um look com calça preta é com camisa, blusa ou camiseta branca. Você pode utilizar esta base para criar variações de todos os tipos.

Para trazer mais elegância ao look, que é naturalmente sóbrio, utilize sapatos lisos brancos ou pretos e um casaco em cima. Os acessórios vão finalizar e elevar o seu outfit.

Se você está procurando um conjunto simples, utilize tênis ou sapatos baixos e uma jaqueta, se for necessário. Com um conjunto como esse, você vai montar um look clean e casual para utilizar no dia a dia.

4. Revise o calçado 

Em relação ao calçado, é possível considerar que as calças pretas são uma "tela em branco". Isso acontece porque combinam com quase qualquer tipo de sapatos, o que representa um grande benefício. No entanto, existem alguns sapatos que ficam particularmente bons.

O primeiro caso que vale mencionar é o calçado branco. Seja um tênis, mocassim, botas ou sandálias, o toque final branco das calças sempre vai ressaltar e mostrar um look muito caprichado e bem pensado.

Os sapatos pretos também são infalíveis para combinar com as calças da mesma cor. Quando você quiser criar um conjunto all black, é recomendado utilizar sapatos de verniz. Isso porque o brilho que o acabamento oferece dá novas dimensões ao look que poderia ser mais neutro.

Se você prefere um look casual, utilize sua calça preta com tênis. Caso seja um outfit noturno, procure um sapato de salto, se você for mulher ou sapatos brogue, se for homem. Para um estilo boho-hippie, não deixe de utilizar a calça com sandálias.

5. O casaco define o outfit

Um casaco ou jaqueta podem transformar seu look, por isso geralmente é dito que tem "a última palavra" no estilo final do seu outfit. Uma das grandes vantagens das calças pretas é que ficam bem com todos os casacos, por isso você pode adaptá-las perfeitamente para a imagem que você quer mostrar com o casaco escolhido. 

Resumo

Comprar roupas é algo muito pessoal, mas é sempre bom ter algumas recomedações gerais para ajudar. Por isso, esperamos que as nossas dicas para montar seus looks com calça preta sejam de grande ajuda!

(Fonte da imagem destaque: DANNY G / Unsplash)